Vendedores informais abandonam mercado e algomeram-se nos passeios Avenida Julius Nyerere, praça dos combatentes, vulgo xiquelene
Vendedores informais abandonam mercado e algomeram -se nos passeias na Avenida Júlios Nyerere ,praça dos combatentes, vulgo xiquelene .
Os vendedores informais abandonam mercados indicados pelo Município de Maputo e voltam a ocupar passeios e espaços públicos não deixando espaço para os pões passarem levando os a disputar a estrada com os automobilistas , situação que coloca em risco a sua própria vida e dos munícipes que podem ser atropelados a qualquer momento.
Esses vendedores aglomeram-se nos passeios e mais para o final do dia a berma da estrada vendendo o mais diversos produtos, incluindo roupas , mariscos , sapatos , legumes , plásticos entre outros .
Os vendedores abandonam os mercados alegando que não há movimento de clientes e estão já posicionados nos locais onde vendem . No entanto se todos fossem vender no mercado os clientes também entrariam nos mercados para fazer as compras , o que acontece è que eles vendem nos passeios para interpelar os clientes oque acaba fazendo com eles não se dirijam aos mercados , essa situação acaba prejudicando os vendedores que se mantiveram no mercado e acaba fazendo com que todos saiam para vender nos passeios .
È pertinente concessializar os vendores informais sobre a importância e o impacto positivo da venda nos mercados , além de promover segurança , os mercados oferecem melhores condições para a realização das suas atividades e contribuem para a conservação dos espaços públicos.
A responsabilidade de eliminar a venda informal não é apenas do Município, senão da sociedade, no seu todo. “É preciso que cada um de nós, como munícipe, tome consciência que a venda municipal é um fenómeno que deve ser combatido por todos. Reabilitaram mercados, onde há muitas bancas, e foram alocados vendedores, mas, em menos de três meses, os vendedores voltam às ruas.
Comments
Post a Comment